Ação 2 - Cooperação para a Inovação e Boas Práticas

Esta ação permitirá a construção de projetos de integração de redes de entidades ao nível local, regional, nacional e europeu no apoio aos seus jovens. Tradicionalmente, estes serão projetos de consórcio, de rede, de ligação, de formação, de partilha, envolvendo parceiros nacionais e internacionais, na prossecução de objetivos concretos nas áreas da criação de competências transversais, do emprego jovem, do empreendedorismo social, da inovação, da formação, da interligação em rede, do ambiente, da cultura, da arte, dos comportamentos saudáveis, do diálogo inter-geracional, da inclusão ou da ação social, entre tantos outros. Esta ação é o pulmão da criatividade e da flexibilidade ajustada às necessidades de cada Estado-Membro.

São 4 exemplos concretos de parcerias estratégicas os seguintes:

Os projetos são submetidos diretamente à Agência Executiva e terão como objetivos aumentar a capacidade de inovação, a cultura inovadora nas universidades europeias e de modo geral no enquadramento socioeconómico europeu. Deverão claramente responder a pelo menos um dos seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver novas metodologias e multidisciplinaridade nos processos de ensino-aprendizagem;
  • Estimular o empreendedorismo e as competências empreendedoras do pessoal docente e das empresas parceiras;
  • Facilitar a troca, fluxo e cocriação de conhecimento.

Estes projetos devem também prever que os membros da aliança participem nos clusters temáticos promovidos pela CE no âmbito da educação e formação.

Os projetos são submetidos diretamente à Agência Executiva que terão como objetivo colmatar falhas nas competências profissionais disponíveis para um setor, mas consideradas necessárias tendo em conta a procura presente e futura do setor. Estes projetos mostrarão evidências das necessidades reais do setor ao qual se destinam as suas ações, desenhando e realizando formação conjunta e metodologias de formação. Estas alianças desenvolverão as suas ações utilizando os instrumentos europeus para reconhecimento de qualificações. Os setores elegíveis para esta ação são os que compõem o Conselho Europeu para as Competências Setoriais e os setores carenciados de mão de obra qualificada pela CE nomeadamente a manufatura avançada, as tecnologias de comunicação e informação, tecnologias ambientais e os setores cultural e criativo.

Os projetos são submetidos diretamente à Agência Executiva e destinam-se a promover a cooperação e intercâmbio no âmbito da juventude entre os países do Programa Erasmus+ e países de diferentes regiões do mundo. Estes projetos transnacionais baseiam-se em parcerias multilaterais entre instituições ativas no campo da juventude nos países do Programa Erasmus+ e países parceiros, realizando atividades como o desenvolvimento de cooperação estratégica com instituições de juventude e autoridades públicas dos países parceiros, cooperação com organizações de educação e representantes do mercado de trabalho desses países, melhorar a capacidade das plataformas e concelhos de juventude, melhoria da gestão, práticas de trabalho gestão das organizações dos países parceiros.