A Pousada de Juventude de Viseu, tem gestão privada, sendo gerida pela Adamastor – Associação Cultural.

Verifique as normas implementadas durante o período COVID-19 no ponto 22.

Normas e condições de utilização e funcionamento da Pousada de Juventude de Viseu

1. Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode utilizar a Pousada de Juventude de Viseu.
2. Os serviços são prestados na Pousada de Juventude de Viseu mediante uma venda ou reserva, sendo que o seu titular deverá possuir, em alternativa, Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card).
Nota: As informações sobre condições de aquisição e benefícios de cada cartão podem ser solicitadas no balcão de atendimento.
3. O alojamento na Pousada de Juventude de Viseu obriga à apresentação de um documento legal de identificação do hóspede, cuja informação relativamente a dados pessoais se encontra protegida de acordo com o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados – Regulamento (UE) 2016/679.
4. Qualquer criança ou jovem menor de 16 (dezasseis) anos, mesmo que titular do seu próprio Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem E.Y.C. deverá ser acompanhada por adulto por si responsável ou estar munido de uma autorização emitida para o efeito. 
5. De acordo com o previsto na Lei n.º 63/2017, de 3 de Agosto, não é permitido fumar – incluindo cigarros sem combustão e cigarros electrónicos, nos termos do n.º3, do artigo 4.º da referida lei – nos espaços fechados da Pousada de Juventude de Viseu. De igual forma, também não é permitido comer ou beber nos quartos.
6. É proibida a realização na área da Pousada de Juventude de Viseu de qualquer festa ou convívio sem a prévia autorização escrita por parte dos responsáveis da Pousada de Juventude de Viseu.
7. A Pousada de Juventude de Viseu é “pet friendly”, permite a entrada ou permanência de animais nas instalações, mediante pedido prévio.
8. Os hóspedes são individualmente responsáveis por eventuais danos que provoquem, assumindo as responsabilidades inerentes.
9. A Cozinha e Lavandaria de Alberguista possibilitam aos hóspedes individuais a confeção de refeições ligeiras e a lavagem de roupa, mediante normas específicas da Pousada de Juventude de Viseu.
10. A ocupação de quartos duplos admite, no máximo, a colocação de uma cama extra ou berço, que poderá comportar custos acrescidos à reserva.
11. São fornecidas a todos os hóspedes alojados toalhas de banho e rosto.
12. A troca de roupa de cama e toalhas é assegurada, de três em três dias, pelo serviço de limpeza, podendo ser alterada, por decisão da Pousada de Juventude de Viseu, por circunstâncias extraordinárias. 
13. A Adamastor – Associação Cultural enquanto gestora da Pousada de Juventude de Viseu não se responsabiliza pelos bens pessoais dos hóspedes nos alojamentos. 
14. Os bens pessoais que forem deixados nos quartos, serão removidos após mudança ou check-out, podendo ser levantados na receção, no prazo de 30 dias, por quem provar ser seu legítimo possuidor.
15. A reserva do serviço “cama”, quando disponível, confere ao adquirente o direito de usufruir de uma cama em quarto múltiplo. O quarto múltiplo é partilhado com outros hóspedes, que poderão pertencer ou não ao mesmo grupo, sendo a atribuição da “cama” da responsabilidade da Pousada de Juventude de Viseu.
16. A reserva do serviço “quarto privado” confere ao adquirente o direito de usufruir do respetivo quarto em privacidade, independentemente do número de camas que ocupar, até ao limite máximo de camas existentes. 
17. Reservas de quartos duplos a adultos acompanhados por crianças obriga à reserva de uma “cama extra” grátis ou com uma redução de 50% no p.v.p. quando a criança tenha entre 13 e 16 anos, na data do check-out. Ambos os casos estão condicionados à disponibilidade de recursos da Pousada de Juventude de Viseu.
18. A aquisição do serviço “cama extra” confere ao cliente o direito de usufruir de uma cama suplementar que permite aumentar a capacidade de alojamento de base de um quarto duplo ou quarto múltiplo privado. 
19. A política de reservas para a Pousadas de Juventude de Viseu (condições de confirmação, alteração, cancelamento e reembolso) confere a qualquer pessoa individual (com idade igual ou superior a 16 anos) ou coletiva, a possibilidade de adquirir serviços de alojamento mediante reserva, ou outros, nos seguintes termos:

Reservas de clientes individuais:

a. A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento dos serviços, até à data limite apresentada na informação da reserva.
b. O cliente pode optar por tarifas reembolsáveis ou não reembolsáveis, quando disponíveis. 
c. No caso da aplicação de tarifas reembolsáveis: 
i. O cancelamento (total ou parcial) com antecedência inferior ao período de cancelamento gratuito indicado na reserva não confere direito a qualquer reembolso. 
ii. Os reembolsos são efetuados através de transferência bancária ou outro método a acordar com o cliente. 
d. No caso da aplicação das tarifas não reembolsáveis, qualquer alteração ou cancelamento de serviços (totais ou parciais) implica a perda total do valor pago.

Reservas de clientes coletivos (grupos):

a. Consideram-se clientes coletivos aqueles cujas reservas incluam 10 ou mais pessoas.
b. A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento de um valor parcial da reserva, até à data limite apresentada na informação da reserva.
c. Os cancelamentos (totais ou parciais) de reservas confirmadas não conferem direito a qualquer reembolso.
d. Não se efetuam alterações de reservas com menos de 15 dias da data de entrada (inclusive).

20. As reservas efetuadas diretamente no site das Pousadas de Juventude – www.pousadasjuventude.pt – não são abrangidas pela aplicação das condições comerciais dos programas de alojamento, disponíveis em https://pousadasjuventude.pt/pt/programas/.
21. Os horários de funcionamento das Pousadas de Juventude são:
a. Check In: a partir das 14h00m até 00h00m
b. Check Out: até às 12h00m.
c. Limpeza: 08h30m às 17h30m.
d. Silêncio: 00h00m às 08h00m.
Refeições: 
i. Pequeno-Almoço: das 08h00m às 10h00m. 
j. Almoço: das 12h00m às 14h00m.
k. Jantar: das 19h00m às 21h00m.

22. Utilização da Pousada de Juventude de Viseu durante o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença Covid-19:

A Pousadas de Juventude de Viseu implementou medidas de prevenção e minimização do risco de contágio, suportadas nas orientações da Direção Geral de Saúde (DGS). É igualmente esperado que os hóspedes cumpram o seu importante papel na segurança individual e coletiva.

Obrigações Gerais:
Em todos os momentos, deverão ser cumpridas as precauções básicas de prevenção e controlo, em função das orientações emanadas pela DGS, incluindo os seguintes procedimentos gerais: 

• Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante, pelo menos, 20 segundos ou com uma solução de base alcoólica a 70%, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;

• Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou utilizar lenço de papel que, seguidamente, deverá ser deitado para o lixo. Após tossir, espirrar ou mesmo assoar, higienizar devidamente as mãos evitando tocar nos olhos, nariz e boca;

• Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os frequentadores da Pousada de Juventude de Viseu, evitando o contato próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas. Manter sempre o distanciamento físico recomendado.

Por uma questão de segurança dos hóspedes e dos trabalhadores da Pousada de Juventude de Viseu, são aplicadas as seguintes medidas de cumprimento obrigatório:

a) A temperatura de cada hóspede é verificada à entrada da Pousada, não se procedendo ao registo da mesma ou de qualquer outra informação.
b) Hóspedes com temperatura igual ou superior a 38⁰ serão acompanhados de imediato ao espaço de isolamento definido e será prestada a assistência necessária (preferencialmente via telefone) e estabelecido contacto com o Serviço Nacional de Saúde, mantendo vigilância quanto a sintomas de tosse e dificuldades respiratórias dos hóspedes.
c) A utilização de máscara é obrigatória na circulação em espaços comuns.
d) Deverá atender à vigilância de sintomas de tosse e dificuldades respiratórias.
e) Deve ser respeitada a distância de segurança recomendada. Existem delimitações e fluxos de circulação nas áreas comuns das instalações, que devem ser respeitados por todos.

Estarão divulgados pela Pousada, posters informativos sobre procedimentos de prevenção, controlo e vigilância da COVID-19, que deverá ter sempre em atenção, permitindo ainda, através de QR Code, a leitura das Normas e Condições de utilização da Pousada de Juventude de Viseu.

Limpeza: a roupa de cama será mudada apenas no check-out ou se a estadia for superior a 7 dias. Todas as superfícies de contacto do quarto serão higienizadas e desinfetadas diariamente. As zonas públicas serão limpas e desinfetadas várias vezes por dia.

Pequeno-Almoço: o pequeno-almoço será tomado na sala de refeições e servido na mesa, por turnos previamente marcados aquando do check-in e limitado à disponibilidade de lugares autorizados.

Balneários: os hóspedes deverão seguir as normas indicadas para utilização do balneário, nomeadamente a utilização exclusiva da cabine de duche atribuída ao seu quarto e o respeito pelo número máximo de utilizadores em simultâneo.

Cozinha de Alberguista: está interdita aos hóspedes durante o surto do novo Coronavírus, por não se reunirem condições e garantias de desinfeção necessárias ao seu uso. A Cozinha de Alberguista poderá ser apenas utilizada por colaboradores/voluntários da Adamastor – Associação Cultural.

Acesso à Pousada de Juventude de Viseu:

No seguimento do conselho de ministros de dia 8 de julho 2021, passa a ser exigido em Portugal Continental, no momento do check-in, a apresentação de certificado digital ou certificado de teste COVID negativo.

Para efeitos de teste, consideram-se válidos nas instalações da Pousada de Juventude de Viseu:

  • Certificado digital de vacinação completa (após os 14 dias da 2ª dose);
  • Certificado de Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
  • Certificado de Teste antigénio, devidamente atestado pela farmácia ou certificado por um profissional de saúde, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação.

 

Notas importantes:

 

  • Menores de 12 anos estão dispensados da obrigação de se sujeitarem a testes de despistagem para acesso à Pousada de Juventude de Viseu.
  • Teste Rápido de Antigénio na modalidade auto teste efectuado no check in, não será aceite pela Pousada de Juventude de Viseu, por esta não reunir condições e conhecimento técnico para a realização do procedimento.
  • Reserva-se o direito ao não reembolso a todos os clientes que não apresentem o certificado digital ou certificado de teste negativo à COVID-19. Não se aceitam cancelamentos e as alterações às reservas devem ser realizadas com pelo menos 15 dias antes da entrada.

 

A recusa do cumprimento de alguma destas medidas, bem como a adoção de comportamentos que coloquem em risco os outros hóspedes e/ou trabalhadores da Pousada de Juventude de Viseu, levará ao impedimento imediato de utilização das instalações sem direito a reembolso.