Diálogo Estruturado

Os Intercâmbios de Jovens permitem que grupos de jovens de pelo menos dois diferentes países se conheçam e partilhem uma habitação por um período até 21 dias. Durante um Intercâmbio de Jovens, os participantes, apoiados por líderes de grupo, executam conjuntamente um programa de trabalho (um misto de workshops, exercícios, debates, interpretação de papéis, simulações, atividades ao ar livre, etc.) por si concebido e preparado antes do Intercâmbio. Os Intercâmbios de Jovens permitem aos jovens: desenvolver competências; tomar consciência de tópicos/áreas temáticas socialmente pertinentes; descobrir novas culturas, hábitos e modos de vida, principalmente através da aprendizagem entre pares; reforçar valores como a solidariedade, a democracia e a amizade, etc. O processo de aprendizagem nos Intercâmbios de Jovens é desencadeado por métodos de educação não-formal. A duração relativamente curta faz com que a participação dos jovens com menos oportunidades seja adequada; como tal, um Intercâmbio de Jovens oferece uma experiência de mobilidade internacional segura para o grupo, sustentado por um número suficiente de líderes de grupo. Um Intercâmbio de Jovens poderá representar um meio para discutir e aprender sobre questões de inclusão e diversidade.

Diálogo Estruturado

O diálogo estruturado permite aos jovens e aos responsáveis políticos debaterem diversos temas relacionados com a juventude garantindo que a opinião dos jovens contribui para a definição das políticas de juventude da União Europeia.

O que é debatido?

Os temas debatidos são do interesse dos jovens residentes no concelho de Viseu, procuramos conhecer os teus interesses, as tuas necessidades e expectativas e identificar as oportunidades que Viseu te pode oferecer.

Quais são os resultados?

Os resultados das consultas realizadas nas freguesias, escolas e espaço de juventude serão compiladas num documento de referência destinado ao Município de Viseu, através do qual os jovens e os responsáveis políticos têm a oportunidade de trabalhar em conjunto construir um plano na área da juventude.

Quem pode participar?

Se tens entre 13 e os 30 anos de idade, queremos ouvir o que tens a dizer sobre a tua freguesia e o teu concelho!
Juntos vamos criar um identidade mais jovem em Viseu.

O que já foi feito?

Até agora realizaram-se 13 Diálogos Estruturados nas freguesias do concelho de Viseu, envolvendo 125 jovens, em 12 freguesias. Queremos fazer mais mas para isso necessitamos da tua participação. Vem dar voz à juventude e participa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *