Orientação Vocacional

Trabalhando a Adamastor com os jovens e para os jovens é natural a percepção do quão difícil é, para os mesmos, tomarem uma decisão na hora de escolher um futuro ou até mesmo um caminho diário. 

A orientação vocacional ajuda na reflexão e na auto descoberta, através de metodologias de questionamento e de incentivo que contribuem para a descoberta e a autonomia do potencial do jovem ou jovem adulto. Com a orientação vocacional, pretende-se que os jovens se foquem na construção de mudanças tanto de atitudes como de  comportamentos, a curto prazo. Partindo  do princípio que o uso de dinâmicas de autoconsciência e da criação de relações de confiança e empatia, são essenciais para que se possam acordar metas e colocar em prática planos de acção. Assim, o jovem ou jovem adulto recebe a ajuda necessária para a dinâmica de transformação pessoal, o que o ajudará a realizar um caminho entre a sua realidade atual e a realidade que deseja.

A Adamastor irá disponibilizar workshops ao nível da elaboração de CV’s como por exemplo, que tipo de informação deve conter e perceber o que é ou não importante escrever num currículum, e cartas de motivação (as cartas de motivação são cruciais na procura de emprego e devem ser muito bem estruturadas), para que todo este processo seja amenizado e de alguma forma menos assustador para os jovens. Estando nós na geração das redes sociais, também o LinkedIn será uma das ferramentas a abordar. Visto que, esta é também uma ferramenta de grande utilidade nos dias de hoje. 

Deste modo, pretende-se com a valência de Orientação Vocacional ajudar todos os jovens e jovens adultos interessados na reflexão e autoconhecimento para que não seja tão vaga a escolha na altura de tomar uma decisão.