Loja Europa Jovem

Youth Europe Store

Promover a participação ativa dos jovens!

A Loja Europa Jovem de Viseu  nasce de uma parceria entre a Adamastor, o Município de Viseu e a Fundação Bracara Augusta, inaugurada a 9 de Janeiro de 2017, no Espaço de Juventude Fontelo.

lejinauguracao

Missão e objetivos

A Loja Europa Jovem de Viseu (LEJ Viseu) tem como missão delinear e desenvolver políticas municipais na área da juventude, promovendo uma participação mais ativa dos jovens na comunidade e a consciencialização do verdadeiro sentido de cidadania.

Mais especificamente, procura facilitar o acesso à informação europeia, aumentar o interesse dos jovens sobre a União Europeia (UE) e a vida social e política da sua comunidade, divulgar iniciativas dos parceiros do Concelho Municipal de Juventude de Viseu (CMJ) e promover a participação dos jovens em projetos europeus e da comunidade local.

Inserindo-se na rede de “Lojas Europa Jovem” tem como principais objetivos estabelecer uma abordagem inovadora sobre a informação europeia para os jovens, o acesso a experiências de mobilidade na União Europeia através da toca de testemunhos por parte dos jovens europeus e apoiar entidades locais na construção de projetos associativos locais ou internacionais.

Nesta ótica, visa fomentar junto da juventude uma consciência democrática, livre e participativa; impulsionar uma sociedade comprometida no fortalecimento das relações humanas através da cooperação institucional; promover a consciencialização da dimensão da realidade europeia no âmbito do reforço das relações internacionais através do acolhimento de jovens europeus e a sua integração e interação com entidades e população local viseense.

Destinatários

A LEJ Viseu é uma estrutura de informação europeia destinada aos jovens. Pretende fomentar experiências de democracia, proporcionando aos jovens a aquisição e o desenvolvimento de competências que os tornam mais aptos a intervirem politicamente, ao mesmo tempo que incutem e reforçam as “virtudes cívicas” que promovem o valor de cidadania ativa, democracia participativa, o respeito e a tolerância face ao outro.

A aproximação e a envolvência dos jovens em temas de interesse local e europeu é essencial para a construção de uma identidade europeia e a consequente melhoria do desenvolvimento pessoal, social e profissional de cada jovem.

Atualmente conclui-se que as barreiras que dificultam ou impedem o acesso efetivo à educação formal e não formal, à  participação democrática, à cidadania ativa, à emancipação e à inclusão na sociedade são variados, nomeadamente obstáculos socais (discriminação por género, etnia, religião, deficiência e orientação sexual); obstáculos económicos (jovens em situação de desemprego de longa duração, em situação de pobreza, da baixos rendimentos e com problemas financeiros); obstáculos geográficos (jovens a residirem em áreas rurais e pequenas regiões periféricas, de difícil acesso a serviços, como transportes públicos); obstáculos culturais (jovens imigrantes e/ou refugiados e descendentes de famílias que se encontram nesta situação, jovens que pertencem a uma minoria étnica e/ou com problemas de adaptação linguística e de integração cultural); obstáculos escolares (jovens com dificuldades de aprendizagem, abandono escolar, indivíduos com poucas qualificações e jovens com fraco rendimento escolar); e problemas de saúde, como jovens com problemas de saúde mental.

Sentida a necessidade e premência de chegar a todos os jovens através de uma atuação integral e transversal, de forma a responder às suas carências, motivações e expetativas, a LEJ Viseu irá aproximar os jovens às iniciativas locais e europeias, consolidando o valor de cidadania.

Localização