Sobre nós
Adamastor
O nosso projeto
Adamastor é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada a 28 de Janeiro de 2005.
Tem a sua sede na Rua Cônsul Aristides Sousa Mendes, em Viseu e foi criada com o principal objectivo de promover o “intercâmbio de jovens a nível comunitário e países terceiros, com vista a promover a formação, apoio, especialização técnica, artística e cultural, bem como a colocação dos mesmos junto a instituições, empresas e demais entidades para incentivar e apoiar a integração desses mesmos indivíduos no mercado de trabalho” – artigo 2º dos estatutos da Adamastor – Associação Cultural.
A nossa equipa é constituída por jovens dinâmicos com vontade de trabalhar, mas ao mesmo tempo, também fazem parte da equipa, pessoas mais experientes e com grande sentido de responsabilidade. Ambos estamos conscientes da verdadeira dimensão global do mercado de trabalho e da crescente necessidade de preparação e formação para um jovem se iniciar nesse mundo, daí fomentarmos uma maior e melhor qualificação pessoal e profissional dos indivíduos.
Há quase duas décadas a trabalhar com programas de mobilidade a Adamastor continua à procura de novas formas de contribuir para a consolidação de uma entidade Europeia e melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas jovens.
Acreditamos que a experiência adquirida vai contribuir para melhorar as competências de nível pessoal, social e profissional através da educação não-formal.
Somos uma organização que acredita na juventude e na forma como esta pode e deve transformar o ambiente em seu redor. Promovemos verdadeiras experiências que por vezes se transformam em desafios.
Desafios esses que temos de aceitar, enfrentar e vencer. É certo que algumas dificuldades são dispensáveis, mas outras dão um gosto especial às vitórias e aos sucessos que alcançamos. Se não tivessem sido os vários “Adamastores” que os navegadores tiveram de enfrentar até chegarem aos novos mundos, tudo não teria passado de um belo passeio e nunca teria sido digno de referência, tanto numa obra literária épica, como também nos compêndios de história. Isto é, nunca esta façanha teria sido vista como a grande proeza que foi. Acima de tudo “Os Lusíadas” são uma ode à bravura, coragem e persistência do povo português.
A Adamastor lança o desafio às novas gerações de retomar este mesmo espírito perdido algures no passado. Pretendemos guiar sobretudo os jovens, na procura de um rumo na sua formação pessoal e profissional, oferecendo para isso várias ferramentas de formação.
Uma ferramenta e oportunidade única são as experiências profissionais, intercâmbios e voluntariado no estrangeiro através dos diversos programas europeus.
Consulta-nos, para que juntos possamos ajudar-te a definir o teu futuro.