Português para Estrangeiros

Ao serviço dos jovens europeus

Vem aprender Português

De forma a quebrar as barreiras comunicacionais entre as pessoas, a Adamastor promove aulas de português para estrangeiros. As aulas são dadas no Espaço de Juventude Fontelo, em horário ajustado de acordo com as necessidades dos aprendentes. Inicialmente as aulas eram dirigidas essencialmente para os voluntários do serviço voluntário europeu na Adamastor, no entanto, ao longo dos tempos e acreditando que o projeto é uma mais-valia no nosso território, o projeto tem vindo a estender-se a todos aqueles que necessitam ou pretendem aprender português.

O que podes esperar das aulas?

As aulas são lecionadas por jovens voluntários, sob a coordenação da equipa técnica da Adamastor, desta forma, pretendemos, não só que os jovens aprendam a língua, mas que exista uma verdadeira experiência de partilha intercultural.

De facto, não pretendemos, que as aulas sejam um curso intensivo da língua portuguesa, até porque usamos metodologias de educação não formal, com o objetivo que os aprendentes possam adquirir conhecimentos que lhes permitam integrar-se na nossa comunidade, adquirindo um vocabulário de fácil compreensão, permitindo aos jovens um conhecimento geral de Portugal e a sua cultura.

Desta forma, as aulas destinam-se a todos e a todas as jovens que desejam iniciar a aprendizagem do Português como língua estrangeira, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio da língua.

Na Adamastor, privilegiamos as abordagens interculturais que perspetivam o ensino e a aprendizagem como um meio e um processo de conhecimento do outro e, simultaneamente, de si próprio. O ensino e a aprendizagem têm como finalidade a promoção da língua e da cultura portuguesa, assim como, a progressiva construção de uma consciência plurilingue e pluricultural. 

Através deste projeto, pretendemos que os jovens sejam capazes de se apresentar, assim como, compreenderem e usarem expressões familiares, quotidianas e frases básicas destinadas à satisfação de necessidades específicas.

  • Compreensão oral:

Reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a si próprio, à sua família e aos contextos em que está inserido, quando falam de forma clara e pausada.

  • Leitura

Compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.

  • Interação oral

Comunicar de forma simples, desde que o interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e ajude a formular aquilo que gostaria de dizer. 

Perguntar e responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.

  • Produção oral

Utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vive e pessoas que conhece.

  • Escrever

Escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias;

Preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.

O curso realiza-se no Espaço de Juventude Fontelo, numa das nossas salas, equipada para atividades de ensino / formação. Para nós é muito importante adaptar os métodos de ensino à formação de cada pessoa, devido aos diferentes níveis aprendizagem dos participantes.

A Adamastor recomenda sempre um mínimo de 40h de curso de língua como forma de consolidar os conhecimentos adquiridos e o sucesso da experiência de mobilidade.

O curso segue os parâmetros do Instituto Camões e o material didático utilizado é adaptado a cada pessoa / grupo. O curso é dividido em doze unidades distribuídas em temas úteis mais focados para a comunicação, interação e compreensão.

A Adamastor disponibiliza a todos os alunos e professores uma ferramenta, resultante de um projeto financiado pelo programa Erasmus+, DiSi – Digital Innovation for Social Inclusion, que visa facilitar a aprendizagem de uma nova língua com recurso às novas tecnologias.

Para mais informações sobre a ferramenta visita: www.disiproject.eu