Eurodesk

Ao serviço dos jovens europeus

Eurodesk multiplier

A rede Eurodesk está presente em 34 países. Nestes países os Centros Eurodesk, com a ajuda dos multiplicadores, levam a cabo a missão da Rede Eurodesk: “Sensibilizar os jovens sobre oportunidades de aprendizagem de mobilidade e de incentivá-los a tornarem-se cidadãos ativos.”

A rede Eurodesk disponibiliza, assim, serviços de informação para jovens e pessoas que com eles trabalhem sobre oportunidades nos domínios da educação, da formação e da juventude na Europa, e sobre o envolvimento dos jovens em atividades europeias.

Presente em todos os Países do Programa e coordenada ao nível europeu pelo Gabinete de Ligação Eurodesk em Bruxelas, a rede Eurodesk presta serviços de resposta a pedidos de informação, informações sobre financiamento, eventos e publicações. Contribui ainda para a animação do Portal Europeu da Juventude.

O Portal Europeu da Juventude disponibiliza informações e oportunidades a nível europeu e nacional de interesse para jovens que vivam, estudem e trabalhem na Europa. As informações fornecidas dividem-se em oito temas principais, abrangem 33 países e estão disponíveis em 27 línguas.

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação tem responsabilidades de representação internacional do Eurodesk Portugal, bem como dinamização e apoio da rede nacional de multiplicadores Eurodesk, para além da gestão da informação em Português no Portal Europeu de Juventude.

A Rede Eurodesk assume 3 níveis:

Eurodesk

Nível Europeu

Rede de países que integram o Eurodesk. Eurodesk Brussels Link ( EBL ) é o órgão de coordenação da rede e também a entidade gestora da marca Eurodesk . Garante que as atividades dos centros nacionais Eurodesk estão alinhados com os objetivos globais da organização e a sua missão. Também fornece informações de nível europeu, em primeira mão, sobre a mobilidade dos jovens, bem como ferramentas para a formação, gestão da informação, avaliação da qualidade e comunicação.

A EBL apoia a Comissão Europeia no desenvolvimento e manutenção do Portal Europeu da Juventude, editando regularmente conteúdos europeus, avaliando a qualidade dos centros nacionais Eurodesk e dando-lhes apoio técnico.

Eurodesk

Nível Nacional - Portugal

Em cada país existe um Eurodesk Officer que realiza a ponte entre o nível europeu e os multiplicadores nacionais, sendo responsável pela dinâmica Eurodesk no seu país, pela gestão da rede a nível nacional, pelo cumprimento das responsabilidades acordadas com a EBL e com a rede de multiplicadores e pela gestão de todas as plataformas, informações e atividades Eurodesk. Em Portugal, o Centro Nacional Eurodesk está sediado na Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, com sede em Braga.

Eurodesk

Nível Regional/Local

Rede de Multiplicadores Eurodesk Portugal: Os multiplicadores Eurodesk são organizações (de qualquer natureza) que possuam profissionais que trabalham com jovens: por exemplo, animadores de juventude, professores, agentes de informação, e que tenham as condições de realizar serviços de informação aos jovens (online e offline). Multiplicadores são um dos pilares muito importantes na estrutura da Eurodesk para fazer chegar a informação das oportunidades a todos os jovens.

a) Responder de acordo com as regras estabelecidas a questões formuladas pelos jovens (tanto online como presencialmente);
b) Partilhar informação europeia pelos jovens;
c) Cooperar com organizações nacionais e internacionais no âmbito do trabalho a realizar;
d) Participar nos seminários e formações organizados pelo Centro Nacional Eurodesk;
e) Recolher, partilhar e atualizar informação e oportunidades nas plataformas, com informação de eventos locais e regionais de interesse para os jovens;
f) Recolher, partilhar e atualizar informação nas plataformas, com informação de eventos e oportunidades europeias de interesse para os jovens;
g) Disseminar informação pelos meios de comunicação locais e regionais, bem como pelas organizações locais e regionais com importância para os jovens;
h) Entre outras.

A Adamastor é um multiplicador Eurodesk certificado, vem visitar-nos no Espaço de Juventude  Fontelo e fica a conhecer todas as oportunidades.